_galpão teresina
2022
localização Teresina de Goiás, GO
área 70m²
projeto Danilo Fleury
fotografia Maurício Araújo
imagens Marcela Budó
volume convencional
volume de reúso e técnicas tradicionais
O projeto do galpão, um espaço de lazer e encontro de família e amigos, possui 70,40m² e se localiza em Teresina-GO. Foi desenvolvido pelo arquiteto Danilo Fleury e pensado a partir do aproveitamento de materiais de demolição.
O projeto consiste em um grande vão concebido com uma modulação estrutural em madeira de reúso. Uma laje de concreto é posicionada para abrigar cozinha e banheiros. Sobre essa laje, o telhado convencional se apóia, criando um amplo e convidativo espaço de convivência. Cria-se um contraste entre a solidez do concreto a leveza do telhado, maximizando a iluminação natural e ventilação e conectando o galpão à vegetação nativa do entorno.
O projeto também se destaca pela escolha de materiais e técnicas construtivas sustentáveis. Após o Estudo Preliminar aprovado, arquiteto e cliente visitaram um galpão de demolições localizado em Luziânia-GO. Lá, foram escolhidas as madeiras para estrutura, deck e telhado, revestimentos cerâmicos e restos de pedras para compor um mosaico no piso. Tais soluções foram atualizadas no Projeto Executivo antes do início da obra. Além do aproveitamento de materiais, a obra contou também com uma mão de obra local que produziu os tijolos de adobe e as esquadrias em madeira. O resultado final é uma obra que concilia técnicas tradicionais, convencionais e materiais de reúso.
O aproveitamento de materiais de demolição totalizou 18% do volume total da obra, enquanto as técnicas tradicionais somaram outros 18%. Em acabamentos, a obra aproveitou 63% de seu volume com materiais de reuso.